Diz-se que as bruxas da Idade Média usavam as flores de jasmim em feitiços de amor e em feitiços para atrair prosperidade e induzir sonhos proféticos.
Medicinalmente falando, esta flor cria uma sensação de bem-estar e elimina a ansiedade. É muito usada como afrodisíaco (esfregada na pele) e diz-se que cura impotência e frigidez. O chá de jasmim também age como estimulante, fazendo com que as pessoas se sintam mais positivas em relação à vida.
Scott Cuningham diz que as flores secas devem ser utilizadas em poções de amor e que atraem um amor espiritual. Essas mesmas flores atraem, quando utilizadas em defumações atraem a prosperidade. Para ter sonhos proféticos, devem ser queimadas no quarto de dormir.
Segundo Maria Teresa Modro, melhora o humor e auxilia na cura da depressão. Aumenta a riqueza, prosperidade e afetividade no casamento e também é ótima para auxiliar em dores intensas como luto e perdas.
Algumas propriedades mágicas: espiritualidade, visões, confiança, cura de “corações partidos”, projeção astral, negócios, processos legais, paz, sexo, aumento das qualidades femininas, boa sorte, luxúria, magnetismo (para atrair homens), equilíbrio, harmonia, proteção e boa para fazer meditação. Limpa a aura e estimula a criatividade.
Para mulheres com baixa autoestima, recomenda-se tomar um banho com chá de jasmim à luz de velas branca e roxas. Diz-se que passarão a ver a beleza e a sexualidade dentro de si mesmas.
O melhor dia da semana para utilizar Jasmim é a quarta-feira.