Afinal, o que é benjoim?
O benjoim é extraído do benjoeiro, uma árvore de grande porte nativa de Sumatra (Indonésia), mas que também é cultivada na China, no Camboja, no Vietnã e na Tailândia. Desde os tempos antigos, a substância é utilizada por monges tibetanos, povos árabes e indianos. Seu uso se difundiu para a Europa e depois para as Américas, chegando ao Brasil.
É utilizado em cerimônias de cunho religioso, como budistas, hinduístas, de culturas afro-brasileiras e também de religiões do Ocidente.
Quais são suas propriedades?
A queima do incenso de benjoim proporciona um aroma agradável e que dura por bastante tempo. Entre os principais benefícios estão suas propriedades terapêuticas: ele age como um excelente expectorante e antisséptico, pois tem ação bactericida e antifúngica. Além disso, favorece a circulação sanguínea.
Sua fragrância marcante tem um poder relaxante, o que ajuda a equilibrar o humor e espantar o estresse, assumindo, assim, um poder antidepressivo. Auxilia ainda a induzir o sono, ou seja, pode ser muito útil para quem sofre com insônia.
Benefícios espirituais
Além disso, o benjoim é conhecido também por seus benefícios espirituais, visto que atrai prosperidade e promove a limpeza de energia negativas do ambiente Dessa forma, é ideal para casas, locais de trabalho e templos sagrados.
Com o espaço “livre e mais leve”, a pessoa consegue se concentrar melhor, ter a criatividade aflorada e realizar as atividades do dia a dia com mais tranquilidade.