A mirra é uma árvore que se desenvolve em regiões de muito Sol e de solo bem drenado. Essas são as características típicas da Somália, lugar de onde ela tem origem. Outros locais nos quais é possível encontrar a mirra são o Médio Oriente, a Tailândia e a Índia.
Do caule da mirra, é possível extrair resina, utilizada para adornos e para medicamentos. Essa qualidade tornou a árvore um símbolo religioso, visto que a resina representa a força e o amor. Mesmo em uma região árida, a mirra é capaz de sobreviver e gerar frutos.
Para a espiritualidade a mirra representa a essência feminina do Cosmos, ou seja, a essência feminina do universo. É essa planta que representa a compreensão plena e a alma pura do mundo, essenciais para a proteção e para a purificação de cada indivíduo.
Outras qualidades que a mirra apresenta são: a harmonia, a fraternidade, a positividade, o autoconhecimento e a tranquilidade. Esses benefícios que a planta traz podem ser aproveitados de inúmeras maneiras, levando em conta todas as formas que a mirra pode assumir.